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A importância do Clichê na impressão Flexográfica.

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O clichê (fotopolímero) é um material emborrachado com espessuras variadas. As mais utilizadas no seguimentos de sacolas e sacos de papel são as medidas de 1,14 mm ou 2,84 mm, isso irá depender do equipamento que as empresas utilizam em seus parques gráficos.

O

clichê é a principal matriz de impressão utilizada no sistema conhecido como Flexográfico. Esse sistema é utilizado para imprimir em diferentes filmes plásticos e papéis: etiquetas, faixas promocionais, copos descartáveis, toalha de papel, papel para presentes, sleeves, jornais, etc. Sua principal aplicação é no mercado de embalagens para alimentos, devido a qualidade e o baixo custo, quando comparado a impressão Off-set e Rotogravura.

A Pizzopack utiliza os clichês para imprimir sacolas e sacos de papel personalizados. Porém para obter resultados satisfatórios é preciso entender do processo e também das limitações do mesmo, pois todos os sistemas tem suas particularidades e necessita de pessoal qualificado para garantir a qualidade. Por isso a Pizzopack oferece treinamentos para seus funcionários na instituição SENAI, uma das mais conceituadas no mercado gráfico.

A Pizzopack também tem Designer, formado e atuante, que ajuda os clientes na valorização da marca.

 

Há duas formas de confeccionar um clichê: Analógica e Digital.

No analógico, que é o processo mais antigo, se utiliza um fotolito de filme mate que é colocado sobre o clichê a ser exposto na luz ultravioleta. Já no digital, o laser faz todo o trabalho de sensibilizar a chapa do clichê. O processo digital proporciona uma qualidade superior, quando comparado com o antigo analógico.

Após o clichê (fotopolímero), ser sensibilizado pelas luzes, é encaminhado para um equipamento que irá revelar o clichê. Esse processo tem a finalidade de remover o fotopolímero não exposto à luz UVA. Para revelar é utilizado solvente e água.


A Pizzopack só utiliza clichês confeccionados no processo digital, para garantir a qualidade de impressão.

 

As clicherias que fornecem para a Pizzopack, não descartam seus resíduos no esgoto, pois se preocupam com o meio ambiente. Portanto, guardam os resíduos em recipientes que serão direcionados para empresas capacitada à reciclar o produto.

 

Conclusão

O clichê (fotopolímero) acompanhado do sistema flexografico, proporcionam um excelente custo benéfico, pois podem imprimir mais 80.000 sacolas ou sacos de papel por um custo menor, quando comparado com o sistema Off-Set. Porém, temos que buscar profissionais qualificados que entendam o processo técnico e conceitual da sua marca e produto, para proporcionar o melhor resultado possível, isso porque o que está em jogo é o seu modelo de negócio.

sacola de papel

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